pt en
  • Galeria Sobre nós
Sobre nós

 

Evolução Histórica

A SIM-M Sistemas Integrados em Metalo-Mecânica, sociedade por quotas, foi fundada em 22 de Fevereiro de 1991 e iniciou a sua atividade a 07 de Março desse ano, em instalações fabris alugadas. Mudou-se definitivamente para as suas próprias (e atuais) instalações no ano de 1993.

 A ideia de fundação da SIM-M surge pela constatação, por parte do fundador (José Gonçalves da Silva), de uma premente necessidade de apetrechamento dos Empreiteiros com produção de betões asfálticos que, ao tempo, dependiam exclusivamente do estrangeiro

 

Caracterização da Atividade

A SIM-M é, fundamentalmente, uma metalomecânica por construção soldada de médio porte (não tanto pelo peso das suas obras, mas pela dimensão) e tem-se dedicado, primordialmente, ao fabrico de todo o tipo de órgãos componentes das Centrais de Betão Asfáltico e, naqueles, muito especialmente nos que à proteção do meio ambiente dizem respeito, pela execução — a sua maior produção até ao momento — dos Filtros ecológicos de mangas, bem assim vários sistemas de reciclagem de betões fresados.

Todavia, não tem descurado outras atividades, como sejam os casos de:

  1. Equipamentos para a indústria da fundição;
  2. Equipamentos para tratamento de areias, estes (como os da fundição) perfeitamente idênticos, nos seus processos, aos das Centrais de Betão Asfáltico;
  3. Intervenções de manutenção de composições circulantes ferroviárias;
  4. Equipamentos de recolha de lixo urbano (Ecopontos);
  5. Equipamentos automáticos de descasque de castanha de caju (em desenvolvimento).

 

A SIM-M pode, assim, considerar-se uma empresa inovadora (no País) e ainda hoje a única na sua área em cerca de 90% da sua produção.

A empresa executa as suas obras por projetos de seu próprio desenvolvimento e as suas capacidades tecnológicas e qualitativas são reconhecidas por todas as outras congéneres europeias, com quem vem mantendo alguma cooperação, como demonstra a parceria que acaba de firmar com categorizada empresa alemã – LINTEC, Gmbh (Hamburgo).

É uma empresa Certificada que aposta agora na internacionalização.

Nesse sentido, para além do que já exportou para Angola e, mais recentemente, para Sº Tomé e Príncipe, estão em marcha, especialmente:

         - Parceria com a LINTEC, Gmbh;

         - Desenvolvimento de equipamento de descasque de castanha de caju (Moçambique).